CORAÇÃO PURO



Deus abençoe!

22 de abr. de 2010

Plano de pesquisa

Disciplina: Interdisciplinar Assunto: Minha família...
... um projeto de Deus!!! Turma: maternal Período: I trimestre
Professora: Fabiana Fogazzi Lopes Data: Ano: 2010

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
- PESQUISA –
Introdução: Como igreja do Senhor Jesus queremos restaurar o plano original de Deus para a família. Sabemos que na sociedade atual as famílias não estão ajustadas e estruturadas de acordo com a verdade.
Em Gn 1:27-28, vemos Deus instituir a primeira família, com muito amor, deu-lhes uma ordem multiplicar e serem fecundos.
Nosso Deus é um Deus de ordem, desde a criação do universo, nos mostra que tudo está firmado em bases de governo e autoridade, se não fosse assim tudo estaria um caos.
Se a família também estiver embasada neste modelo do Pai, tudo estará em harmonia e expressará a beleza e soberania de Deus.
Mas qual o padrão de Deus?
1. DEUS PAI: fonte suprema da autoridade. Criador e sustentador do universo.
2. CRISTO: o Filho que recebeu toda autoridade (Mt 28:18) o Senhor da família. O “cabeça” do marido.
3. MARIDO: o “cabeça” da mulher e autoridade principal sobre os filhos
4. ESPOSA: a “auxiliadora” do marido (Gn 2:18) autoridade secundária sobre os filhos
5. FILHOS: obedientes aos pais.
Deus instituiu o lar para quer seja uma expressão do seu reino em miniatura, dentro das quatro paredes da nossa casa.
Mas, por que Deus criou a família?
Deus criou a família para ele, com o propósito de que sejam uma família de muitos filhos semelhantes a Jesus para a Sua Glória (Rm 11:36)
Por isso, nesse trimestre será ministrado sobre nossos alunos a benção do senhor sobre a família como propósito de Deus.
Referência Bíblica:: “Eu e a minha casa serviremos aoSenhor” Josué 24:15

Desenvolvimento:

Linguagem oral e escrita
- identificação do nome
- significado do nome
- letra inicial
-Nome dos familiares


Estudos Sociais
- identidade da criança: nome,idade, características físicas e vontades.
- Família:membros da família.; árvore genealógica.
- A Primeira família da Bíblia: Adão e Eva
- Datas comemorativas
- Tipos de moradia.
- Profissões
- Princípios Bíblicos relacionados aos conteúdos acima listados.



Matemática
-cores primárias
- conceitos matemáticos:
* Formas: circulo quadrado, triangulo retângulo.
* Tamanhos: pequeno/grande, maior/menor.
*Quantidades:muito/pouco
- Números de 1 à 5:
Símbolo numérico
quantificação
- organização espacial
- seriação, classificação

Ciências
- higiene corporal
- partes do corpo
-desenvolvimento da criança desde a gravidez até os dias de hoje (linha do tempo)

Expressão
Teatro
Expressão corporal

Arte
- colagem
- mosaico
- dobraduras
- desenho livre e pintura
- massinha de modelar
PRINCÍPIOS BÍBLICOS APLICADOS
- RACIOCÍNIO –
SOBERANIA: Deus soberano sobre a família, Ele constituiu a primeira família, Adão e Eva.
INDIVIDUALIDADE:. Cada família é formada por pessoas diferentes. Algumas famílias são compostas por apenas duas pessoas, outras por cinco, etc.
MORDOMIA: Deus ao nos dar uma família requer que nós tenhamos cuidado e zelo para com os membros da família. Devemos ser cuidadosos para com a nossa casa: limpeza, conservação e higiene.
AUTOGOVERNO: Respeitar, honrar e obedecer aos pais, pois é mandamento do Senhor. Honrar todos os membros da família.
UNIÃO: Uma família unida em seus objetivos, alegrias e momentos difíceis não se desfará, é estará forte contra o ataque do inimigo. A família deve ter momentos juntos, cultos, viagens, lazer, finais de semana, etc.
CARÁTER: Deus usa nossa família para trabalhar nosso caráter.
AUTOGOVERNO: devemos nos governar para aprender as letras do nome.
INDIVIDUALIDADE: cada nome possui um significado próprio.
UNIÃO: com a união do pai, mãe e filhos formamos a família
CARÁTER: Devemos ter o caráter de Jesus em nossas vidas.
SEMEAR E COLHER: filhos obedientes colherão uma vida longa e feliz.
INDIVIDUALIDADE: Deus criou diferentes tipos de cores, cada uma com sua beleza..
SOBERANIA: Deus nos escolheu desde o ventre de nossa s mães.
INDIVIDUALIDADE: Cada ser humano é único, especial e maravilhoso.
MORDOMIA: Precisamos conhecer e cuidar do templo do Espírito Santo..
SOBERANIA: O ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus.
INDIVIDUALIDADE: Deus nos deu habilidades e dons diferentes uns dos outros.
CARÁTER: nosso lar, deve ser a expressão do amor de Deus. OBJETIVOS
- RELACIONAR –
* Mostrar aos alunos que o plano de Deus é que nós vivamos em família.
* Conhecer o que a palavra de Deus fala sobre a família.
*Incentivar os alunos a valorizarem a sua família .
* Reconhecer os elementos que compõe a família, pai, mãe, irmãos avô,avó e outras relações de parentesco.
* Proporcionar situações que contribuem para a integração família-escola.
* Reconhecer que somos família de Deus: Deus-Pai, Jesus - Filho, somos irmãos uns dos outros.
* Promover a socialização.
* Desenvolver a criatividade.
* Identificar dados pessoais relacionados à criança.
* Identificar e registrar fontes históricas sobre a vida das crianças.
* Identificar a letra inicial do seu nome.
* Ampliar o vocabulário.
* Realizar jogos.
* Interpretar histórias ouvidas.
*Conhecer o significado do seu nome.
* Reconhecer a si próprio como membro de uma família.
* Reconhecer as noções de tamanho, forma e cor.
* Identificar semelhanças e diferenças entre objetos e figuras.
* Conhecer os princípios bíblicos.
* Identificar os princípios bíblicos vivenciados no dia a dia e aplica-los.
* Identificar cores primárias, formas, tamanhos e quantidades.
* Jogar jogos que estimulem a memória e o raciocínio lógico.
* Identificar as profissões dos familiares.
* Conhecer os diferentes tipos de profissões.
* Reconhecer que Deus nos deu habilidades diferentes.
* Relacionar as profissões com ferramentas de trabalho e os locais onde cada profissional exerce sua profissão.
* Identificar qual o tipo de moradia emque mora.
* Conhecer diferentes tipos de moradia e os materiais utilizados para construí-las.
* Identificar as partes do corpo e nomeá-las.
* Conhecer o desenvolvimento do bebê desde o ventre até os anos iniciais.
* Identificar a seqüência do desenvolvimento humano desde a infância ata a velhice.
* Diferenciar o nascimento do bebe de uns animais.
* Expressar-se nas diferentes formas, através de teatro, música e danças. DEFINIÇÕES
- PESQUISA –
- ÁRVORE GENEALÓGICA: árvore da origem das famílias
- CARACTERÍSTICAS: traço que distingue um individuo, grupo ou tipo.
- CASA: moradia, residência.
- CASAMENTO (casar + -mento)
s. m.
1. Acto! ou efeito de casar.
2. Contrato de união ou vínculo entre duas pessoas que institui deveres conjugais. = MATRIMÓNIO
3. Cerimónia ou ritual que efectiva! esse contrato ou união. = BODA
4. Fig. União, associação, vínculo.
5. Reg. Passa de figo recheada com pedaços de noz ou de outros frutos secos.

- COR: impressão variável que a luz refletida pelos corpos produz nos órgãos da vista.
-CORPO (ô)(latim corpus, -oris)
s. m.
1. Tudo o que ocupa espaço e constitui unidade orgânica ou inorgânica.
2. O que constitui o ser animal (vivo ou morto).
3. Cadáver.
4. Tronco humano.
- ESPOSA(ô) (latim sponsa, -ae)
s. f.
1. Cônjuge do sexo feminino. = MULHER
2. Noiva (depois dos esponsais).
a esposa de Jesus Cristo: a Igreja.
esposa do Senhor: religiosa professa; freira.
-IDENTIDADE: características exclusivas, próprias de uma pessoa.
- FAMÍLIA:1. pessoas de mesmo sangue, pai, mãe e filhos.
2. a primeira referência na Bíblia Adão e Eva
- GRAVIDEZ (ê) s. f.
1. Estado duma mulher grávida.
2. Duração desse estado (de 260 a 290 dias).
3. Gestação; prenhez, pejamento.
- HIGIENE s. f.
1. Parte da Medicina que trata da conservação da saúde.
2. Fig. Limpeza.
3. Precaução contra as doenças.
-MARIDO (latim maritus, -i)
s. m.
Cônjuge do sexo masculino. = CÔNJUGE, ESPOSO
- MORADIA s. f.
1. Morada.
2. Ant. Ajuda de custo para renda de casa.
- MULHER(latim mulier, -eris)
s. f.
1. Pessoa adulta do sexo feminino.
2. Cônjuge ou pessoa do sexo feminino com quem se mantém uma relação sentimental e/ou sexual.
Pejor. mulher pública: meretriz.
- NOME: 1.palavra que se designa e distingue pessoa, animal ou coisa.
2. primeira referencia na bíblia: Deus pede para Adão dar nomes aos animais Gn 1:19-20
- PRINCÍPIO: 1.fundamento, base, regra, preceito.
2.primeira referência na Bíblia:criação Gn 1:1
- PROFISSÃO: 1.ofício, ocupação.
2. primeira referência na Bíblia: Deus colocou ohomem para cultivar e guardar o Jardim Gn 2:15
- TAMANHO: 1.dimensões
2. primeira referência na Bíblia Deus dá as medidas da arca para Noé ( Gn 6:15-16

ATIVIDADES
- REGISTRO -
- Desenho da parte que mais gostou da história.
-Enfeite da letra inicial do nome utilizando diferentes recursos: tinta, papel crepom, etc.
- Jogo de memória dos nomes.
- Desenhar a sua família.
- Dobraduras (casa,)
- Recorte e colagem (diferentes tipos de moradias, profissões.
- Colar palitos de picolé demonstrando a sua idade.
- Modelagem da família com massinha de modelar
- Colar a letra inicial do nome. RECURSOS DIDÁTICOS
Bíblia
História principal:
1. A 1ª família criada por Deus
2. A história de Abrão: Gn 12 até Gn 25
3. História do bebê Moisés
Livros auxiliares:
- O nó do afeto
Elói Zanetti
- A minha história
Stan and Brenna Jones
- Menina Bonita do laço de fita
- As duas casas
- Cachinhos de ouro recontado por Ana Maria Machado

Revistas, Jornais
Sucatas
Lã, barbante
Tinta
Giz de cera, Lápis de cor,
Canetinhas, tinta
Papel de desenho
Som
Cds
Dvds
Palito de picolé, palito de churrasquinho
Fotos
Diferentes tipos de papéis
Cola, tesoura APLICAÇÃO
- PROJETO -
- confeccionar uma casa com sucata.
- Livro da identidade da criança: quem sou eu
- Alinhavo da letra inicial do nome.
- Visitar a casa de algum dos colegas para conhecer como é uma família diferente da minha
- Mural das profissões
- Dramatização de cenas familiares.
- Rimas com nomes
- Confeccionar uma amarelinha de EVA com os nomes dos alunos
- Jogo de caçar a letra inicial do seu nome
- Músicas: Fui morar numa casinha, Se com a família está Jesus..., etc
- Jogo de memória dos nomes
- dobradura de casas
- Modelagem da família com massinha de modelar.
- Construir uma casinha de caixa de çeite, para as crianças brincarem nela. AVALIAÇÃO
A avaliação será continua, diagnóstica e processual., a partir da observação do envolvimento dos alunos, das suas experiências e descobertas e conclusões das crianças em relação a tudo que será trabalhado no projeto.

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